Não odeio música

Admiro as pessoas que conseguem ouvir música e fazer qualquer outra atividade produtiva ao mesmo tempo. Isso significa que admiro quase todas as pessoas do mundo.

Pode parecer estranho, mas não consigo. Parece algo extremamente simples, natural para a grande maioria das pessoas. Mas tenho uma dificuldade imensa nisso.

A maioria das vezes que uso um fone de ouvido enquanto estou trabalhando não estou realmente ouvindo música. Estou simplesmente fingindo. Não que queira parecer cool, mas sim porque quero passar a mensagem de que estou ocupado e que seria legal não me interromperem naquele momento.

Em alguns casos raros, com músicas já muito conhecidas, consigo desligar e ignorar a letra, me dedicando somente a outra atividade paralela e deixando a música em um plano tão distante que simplesmente a esqueço.

Mas, na maiora das vezes, não consigo deixar de prestar atenção na letra da música e ouvir atentamente o som de cada instrumento. É inimaginável para mim conseguir dedicar esse nível atenção à música e ao mesmo tempo dedicar a atenção devida a qualquer outra atividade paralela.

O resultado é que, se tento fazê-lo, uma das duas atividades acaba sendo prejudicada. E geralmente é a atividade errada (não a música). Para evitar fazer ainda mais besteiras do que já faço habitualmente, opto por deixar a música meio afastada na maioria do tempo.

Geralmente, consigo ouvir música do jeito que gosto aos finais de semana, para não fazer com ela concorra com nenhuma outra atividade paralela. Mas como gosto de ler bastante (besteiras na maioria das vezes, admito), mesmo aos finais de semana acabo não ouvindo muita música.

Hoje foi um dia atípico.  Comecei a ouvir músicas, procurando material novo. Encontrei, gostei, a música me inspirou a escrever. Não sabia muito bem sobre o que escrever. Abri o WordPress (depois de redefinir a senha, a qual eu já havia esquecido), comecei a escrever sobre isso e agora, ao final, percebi que a música que estava ouvindo no começo da escrita desse texto acabou e eu não quis pular para a próxima.

Mais uma prova de que realmente não consigo fazer nada ouvindo música. Vou tentar me forçar a ouvir música e fazer qualquer outra coisa em paralelo. Vamos ver se consigo. Alguém sobre desse mesmo mal ? E, mais importante ainda, alguém já conseguiu vencer esse problema ?

2 comentários sobre “Não odeio música

    • Não se force a aprender isso. Senão a música deixará de ser música, se tornando apenas ruído de ambiente.
      Eu preferia quando era capaz de ouvir música e prestar atenção nela inteira. Hoje em dia preciso me concentrar muito para prestar atenção em tudo da música, e frequentemente esqueço o que estava fazendo.

Deixe um comentário

