A new $HOME for an old man

Como todos (êpa!) já devem ter notado, estou em uma nova casa. Resolvi não renovar meu plano de hospedagem e, por isso, decidi migrar todo o conteúdo do blog para um espaço no serviço gratuito oferecido pelo WordPress.com.

Já tinha essa conta criada há alguns anos, mas nunca a havia utilizado. Ela estava lá, paradinha, quieta, esperando exatamente para um momento como esse, em que eu decidisse manter minha (pífia) presença online sem ter um custo tão alto.

Manter um servidor pessoal não é lá muito trabalho, mas também não é a ausência total de trabalho, como o é no caso de utilizar uma conta em um servidor de hospedagem gratuito. De qualquer forma, passo a me preocupar mais com o conteúdo e menos com os detalhes administrativos do servidor.

O servidor, na verdade, ainda está online, funcionando, mas dentro de alguns meses meu plano vence e não vou renová-lo. Aliás, não deixo de recomendar os serviços da Linode.com, o serviço que vinha utilizando até então. Eles são bons, o serviço é bom, o suporte é bom, as ferramentas administrativas são boas e o preço, apesar de não ser dos menores, também não é dos mais altos. Vale a pena.

Somente decidi que o que eu gasto anualmente com o serviço pode agora ser destinado a outros gastos que passei a ter e dos quais, por um bom tempo, não conseguirei me livrar, infelizmente. E, afinal de contas, se posso ter os mesmos serviços gratutitamente, por quê não me aproveitar disso, não é verdade ?

Já que não terei que dispor de tempo para manter o servidor, teoricamente terei mais tempo livre e, também teoricamente, poderei atualizar o blog com maior frequência, sem me preocupar em atualizar o WordPress, atualizar plugins, aplicar atualizações no Apache, PHP, MySQL e administrar os demais serviços do servidor de uma forma geral. Facilita muito a vida deixar tudo isso a cargo de terceiros, que nada me cobram por isso (fora minha alma).

Deixe um comentário

