Masoquismo virtual 102 : configurando um MX secundário (the easy way)

Eu não me canso de ficar espantando com a facilidade de se fazer as coisas com o Postfix se comparando a outras soluções de MTA, sejam elas proprietárias ou livres.

Hoje precisei configurá-lo para que meu servidor de mensagens pudesse temporariamente atuar como MX secundário para alguns domínios de um amigo, de modo que os mesmos não ficassem completamente invisíveis para todo o mundo durante a movimentação de um servidor para outro.

Minha tarefa foi somente fazer a porção que me cabia como administrador do servidor que atuaria como MX secundário e não também configurar o servidor que já atua como MX primário. Para minha surpresa, foi algo extremamente simples de ser feito usando Postfix, como eu já esperava, dadas as minhas experiências anteriores felizes lidando com o mesmo.

Eu simplesmente tive que incluir os domínios em questão no parâmetro relay_domains e me certificar de que o parâmetro smtpd_recipient_restrictions tivesse uma restrição que checasse os domínios anteriormente listados no parâmetro relay_domains. Para isso, a documentação do Postfix indica o uso da restrição check_relay_domains, mas essa restrição ficou obsoleta e foi substituída pela restrição reject_unauth_destination já há alguns anos.

No final, as linhas inseridas/modificadas no arquivo de configuração principal do Postfix (arquivo /etc/postfix/main.cf em meu caso) foram as seguintes :


relay_domains = $mydestination, dominioadicional1.com, dominioadicional2.com, dominioadicional3.com

smtpd_recipient_restrictions = permit_mynetworks, permit_sasl_authenticated, check_policy_service inet:127.0.0.1:60000, reject_unauth_destination

Para essa tarefa, a única restrição realmente importante a ser inserida no parâmetro smtpd_recipient_restrictions é a restrição reject_unauth_destination. As outras restrições presentes cumprem outras tarefas que não vem ao caso no momento e não são assunto para este post (quem sabe um post futuro).

Isso já foi o bastante para que meu servidor passasse a receber as mensagens destinadas aos domínios adicionais e enfileirá-las localmente, de forma que as mesmas ficassem armazenadas temporariamente até que o servidor MX primário voltasse a ficar operacional posteriormente.

Mas o leitor esperto irá notar que, somente com essa configuração, estamos recebendo toda e qualquer mensagem destinada aos domínios adicionais em questão. Lógico, meu antispam e minha solução de greylisting vão cuidar da maioria da porcaria virtual, mas seria importante receber e manter as mensagens somente para os endereços reais dos domínios adicionais e não para qualquer coisa que termine com os domínios em questão como endereço.

Para isso, simplesmente utilize o parâmetro relay_recipient_maps e aponte para um mapa de lookup do Postfix que contenha os endereços os quais você saiba que são endereços realmente válidos. Um exemplo de configuração desse parâmetro seria, no arquivo de configuração principal do Postfix, o seguinte :


relay_recipients_maps = hash:/etc/postfix/relay_recipients

O próximo passo é criar o arquivo apontado pelo parâmetro relay_recipients_maps, ou seja, no caso, o arquivo /etc/postfix/relay_recipients. Esse arquivo irá conter os endereços válidos dos domínios adicionais da seguinte forma :


usuario1@dominioadicional1.com OK
usuario2@dominioadicional1.com OK
usuario1@dominioadicional2.com OK
usuario2@dominioadicional2.com OK
usuario1@dominioadicional3.com OK
usuario2@dominioadicional3.com OK

Para finalizar, criamos o arquivo /etc/postfix/relay_recipients.db usando o comando o comando postmap e forçamos a releitura do arquivo de configuração principal do Postfix recém modificado, usando os comandos a seguir :


# postmap /etc/postfix/relay_recipients
# postfix reload

Pronto. A partir de agora, quando o servidor de mensagens que atua como MX primário dos domínios adicionais em questão for colocado fora de funcionamento temporariamente, as mensagens que antes seriam entregues ao mesmo serão recebidas por meu servidor, enfileiradas temporariamente no disco local e entregues de volta ao servidor que atua como MX primário quando este voltar a operar novamente.

Com a vantagem de que mensagens destinadas a endereços inválidos ou inexistentes destes domínios adicionais serão rejeitadas por meu servidor atuando como MX secundário, o que evitará que tais mensagens ocupem recursos do servidor (como espaço em disco, por exemplo) para depois serem sumariamente apagadas quando forem repassadas ao MX primário.

Deixe um comentário

