Quem disse que não existe suporte para softwares livres ?

Uma das reclamações que mais ouvimos é a de que não existiria suporte para software livre. Existem pessoas e empresas que tendem a acreditar que, como o software é livre e não simplesmente desenvolvido por uma única entidade (empresa ou indivíduo), não existe suporte para o mesmo e os seus usuários teriam que “rebolar” para resolver seus problemas com softwares livres.

Sabemos que não é verdade e que, de fato, existem inúmeras empresas oferecendo serviços de suporte a inúmeros softwares livres. Não só para os sistemas operacionais livres, mas também para a grande maioria dos sotwares livres que rodam sob sistemas operacionais livres.

Existem empresas no mercado oferecendo diversos níveis de suporte diferenciados, desde o mais básico até o mais avançado, oferecendo diversos pacotes de serviços intermediários. E temos empresas como IBM e HP (para citar somente duas gigantes), que oferecem suporte global, 24×7, em qualquer lugar, a qualquer hora, para aqueles com necessidades mais complexas e/ou mais críticas.

Porém, para nós que estamos vivenciando software livre em nosso dia-a-dia, isso não é novidade alguma. O que realmente me levou a fazer esse post é que a síndrome de final ano, que nos leva a leituras de retrospectivas destrinchando as principais ocorrências relacionadas a softwares livres no ano todo, me apontou para algo sobre o que eu ainda não havia comentado.

Antes de mais nada, eu sei que a história é velha (síndrome de final de ano com leituras de retrospectivas, lembra ?) , mas ainda é importante citá-la de qualquer forma, até para tentar desmistificar a idéia da não existência de suporte para softwares livres (espalhe a palavra negando essa idéia, por favor).

Usando minha máquina do tempo, cheguei a essa carta aberta da empresa Pervasive PostgreSQL, na qual a empresa explicitamente cita que estaria abandonando o negócio de suporte ao PostgreSQL (uma excelente gerenciador de bancos de dados livre) por um motivo que deixaria os que afirmam que não existe suporte para softwares livres decepcionados : a comunidade do PostgreSQL existente já fornecia um suporte de alto nível.

Segundo a carta aberta da empresa, as oportunidades da empresa de fornecer uma fonte de suporte e serviços alternativos era bastante limitada, devido a existência de suporte de excelente nível já fornecido pela própria comunidade PostgreSQL aos seus usuários, de forma gratuita, algo com o que ela não poderia concorrer, logicamente.

Como concorrer com uma comunidade grande de usuários avançados e experientes, que muitas vezes conta até mesmo com os principais desenvolvedores dos softwares que utilizamos ? Quem melhor que os próprios criadores para nos auxiliarem com dúvidas e/ou problemas que temos com sua criação ? Não só temos excelentes soluções em softwares livres, mas também temos excelente suporte comunitário.

Anúncios

5 comentários sobre “Quem disse que não existe suporte para softwares livres ?

  1. Creio que a Pervasive tenha errado o foco. O diferencial deles não é o suporte mas digamos “Suporte e desenvolvimento no foco do cliente”. Essa é melhor forma (acredito) de sustentação, criar novas funcionalidades ou adaptar especificamente uma solução em CA/SL para situações bem específicas e devolver para comunidade uma parte deseu conhecimento, seja mantendo um desenvolvedor, abrindo o código ou simplesmente doando ($$$$) para um projeto. =)

  2. Bom, se eu fosse pensar como essa empresa, sei lá …. quantas empresas que eu conheço prestam serviço e suporte em software livre. Acredito, assim como o Fernando Ike, que eles tenham errado no foco. Quantas e quantas empresas que estão com software livre, mas necessariamente não tem uma pessoa que vive e respira software livre internamente para prestar o suporte necessário. O que resta então, são as empresas de suporte em software livre…. Na comunidade tem muitas informações boas e outras ruins, mas precisam de pessoas que entendam e coloquem em prática, mas foi como eu disse, existem empresas que não tem esse tipo de profissional….

  3. gostaria de sujerir que voce escreva sobre sobre novas midias na internet, inclusive o podcast que voce mesmo anda ouvindo. Espero que não esteja ouvindo apenas o meu, existem varios podcast sobre varios assuntos, e para nós seres “Periféricos” que levamos 2 horas para chegar ao centro isso se torna muito util. Escolher a informação que queremos absorver .. estamos entrando na geração liberdade de escolha a cada dia ?

  4. Realmente o caso da Pervasive foi um erro de estratégia. O Software Livre traz muitos desafios para as empresas. Novos modelos de negócios estão sendo criados. Como sempre, alguns funcionam, outros não. Temos vários casos de sucesso no Brasil. O importante aqui é a valorização do profissional e da empresa competente.

    Agora, que a comunidade do PostgreSQL, a exemplo de muitas outras, realmente oferece um excelente suporte, não há dúvida. Posso dizer que estamos muito bem amparados com a comunidade e ainda assim temos boas empresas e profissionais no Brasil que dão suporte ao PostgreSQL.

    Em termos históricos, podemos dizer que muitos tabus pregados pelas campanhas de FUD estão se quebrando. Realmente temos muito o que comemorar e muito trabalho pela frente.

    []s

  5. Trabalho numa empresa que fornece Sistemas de Gestão (ERP, CRM, BI, EDI, etc.). É uma das maiores empresas do ramo no país. O que mais me impressiona é o fato de que é mais fácil eu resolver problemas complicados com SL, através dos fórums e listas de discussão, do que problemas simples dos sistemas da empresa, pelo simples fato de que não existe documentação e o suporte é caríssimo. Além, é claro, do fato da sonegação de informações por parte de quem conhece os meandros do sistema. É interessante notar que a atenção e o interesse da comunidade S.L. em ajudar quem está com dificuldades é muito maior do que o interesse das empresas de tecnologia de “encantar” o cliente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s