Dunc-Tank : experimento inicia e oponentes ajudam atrapalhando

Hoje se tornou público o fato de que o projeto Dunc-Tank iniciou seu experimento inicial. Em relação a parte do se tornou público, me refiro mais especificamente ao artigo do Linux.com sobre o caso. Particularmente, fiquei sabendo desse artigo pela citação ao mesmo no site LWN.net.

Um detalhe interessante que ocorreu e acabei não comentando (e que é comentado no artigo que citei acima) é o fato de que alguns oponentes do experimento inicial do projeto Dunc-Tank criaram um projeto-paródia, inclusive com um website bastante semelhante ao webiste do Dunc-Tank, chamado de Dunc-Bank.

A idéia do proejto Dunc-Bank é tentar se certificar que o Dunc-Tank (o parodiado) não dê certo, porque, segundo os criadores do Dunc-Bank, “a qualidade geral é mais importante do que manter promessas que outros fizeram por nós”, claramente uma referência a idéia de lançar o Etch em dezembro. Repare que, em momento algum, o projeto Dunc-Tank disse que o objetivo do projeto era lançar o Etch em dezembro a qualquer custo.

Na verdade, a descrição do experimento inicial do Dunc-Tank explicitamente cita que lançar o Etch é dependente de diversos fatores, como um instalador funcional, a infraestrutura de segurança pronta, suporte as arquiteturas planejadas e uma contagem baixa de bugs críticos.

Em sua luta para atrapalhar os objetivos do Dunc-Tank, seus opositores, os menbros do projeto Dunc-Bank, estão atuando fortemente em diversas frentes procurando por bugs em diversas àreas do projeto Debian e relatando bugs em uma velocidade bastante alta, com o intuito de evitar o lançamento do Etch em dezembro.

Muitos ficariam chateados com essa atitude mas, sinceramente, pessoalmente acho que isso é bom. Não só bom, mas muito bom. E, inclusive, até mesmo membros do parodiado Dunc-Tank parecem concordar que isso é algo positivo, já que trata-se de um grande trabalho de QA (quality assurance) sendo executado pelos participantes do Dunc-Bank, que já resultou no relato de diversos bugs críticos reais.

Inclusive, muitos desses bugs já foram corrigidos. No geral, isso garante aos usuários uma distribuição com maior qualidade, com menos bugs e mais confiável. Eu sou a favor do Dunc-Tank (o parodiado), mas tenho noção de que, apesar de achar que a idéia de bancar os relase managers é algo bom, o Etch não será lançado com uma qualidade inferior somente para confirmar o sucesso artificial do Dunc-Tank, até porque não é só o trabalho desse projeto que irá garantir o lançamento na data almejada, mas sim o trabalho conjunto de todos os voluntários do projeto Debian.

Pensando dessa forma, eu também sou a favor do projeto Dunc-Bank, não pela paródia, mas por concordar com a idéia de qualidade acima de prazos e pelo fato desse projeto estar trazendo mais qualidade ao Debian.

Longa vida Dunc-Tank ! Longa vida Dunc-Bank !

Anúncios

Um comentário sobre “Dunc-Tank : experimento inicia e oponentes ajudam atrapalhando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s