Atualizando uma imagem ISO semanal do Debian

Se você é como eu, está sempre (ou melhor, sempre que tem tempo) testando as imagens semanais do Debian. Toda semana são geradas imagens ISO em formato de CD e DVD da próxima versão a ser lançada do Debian, no caso, o Etch.

Como eu ainda não tenho nenhuma máquina com leitor de DVD, uso a imagem ISO no formato de CD e somente a imagem para o primeiro CD. No caso dessa imagem, a mesma é gerada toda segunda-feira (portanto, melhor procurá-la na terça-feira dependendo do seu fuso horário) e disponibilizada junto às outras 20 imagens, completando um conjunto de 21 imagens de binários disponíveis (por isso só uso a primeira).

É meio insano ter que fazer o download de todos os (aproximadamente) 650MB toda a semana sendo que na verdade pouca coisa muda de uma semana para outra. Por isso, me acostumei a usar o rsync para atualizar a imagem da última semana para a imagem da semana em vigor.

Dessa forma, aproveita-se todo o conteúdo da última semana que não foi modificado na imagem da semana atual e o que é trazido são somente as diferenças entre as duas imagens. Resolvi colocar isso aqui para que as pessoas fiquem sabendo como isso pode ser feito e também porque eu vivo esquecendo como isso pode ser feito, o que me obriga a reaprender a cada semana.

Ok, sem mais delongas, o truque é, estando no diretório onde a imagem da última semana foi colocada, executar o comando a seguir, com um usuário que tenha permissões de gravação no arquivo que representa a imagem ISO já existente :

rsync -avz –progress –inplace rsync://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/i386/iso-cd/debian-testing-i386-binary-1.iso .

Importante : O comando acima deve ser executado em uma única linha. Reparem também o ponto no final do comando, ele é necessário.

Após executar o comando acima, um acompanhador de progresso será exibido para que você possa ter uma idéia de como o processo de atualização anda. Esse método economiza banda de rede e tempo.

3 comentários sobre “Atualizando uma imagem ISO semanal do Debian

  1. Olá telles,

    Eu já cheguei a usar o jigdo, mas por algum motivo que não consigo explicar direito, não me acostumei com ele. Ele funciona, mas ao menos para mim me pareceu mais rápido usar o método rsync. veja bem, “pareceu” e não realmente foi 🙂

    Lógico que usar o jigdo pode ser um método mais justo por permitir que os administradores dos sites não precisem hospedar imagens .iso e sim somente os arquivos normais que já hospedam de qualquer forma por ser um mirror Debian mas, tirando isso, o rsync parece mais inteligente por baixar somente as diferenças entre um arquivo .iso e outro.

    O fato de eu ter achado o método rsync mais rápido talvez tenha sido devido ao fato de que, creio eu, o rsync conseguir pegar somente as diferenças até mesmo de cada arquivo binario existente dentro do arquivo .iso, ao contrário do jigdo, que, creio eu, precisaria fazer o download do pacote inteiro novamente caso uma versão mais nova esteja disponível.

    É por isso que existem idéias de acrescentar suporte a algum protocolo ao estilo do rsync ao apt. E não somente para o Packages.gz, que já usa pdiff, mas a todo o repositório de pacotes. Isso só não foi feito ainda, creio eu, por exigir que o servidor que hospeda os pacotes hospede muitos diffs de diversas versões anteriores, além do conteúdo original.

    Isso exigiria muito espaço em disco nos servidores e o consumo de CPU dos mesmos aumentaria tremendamente, pois teriam que calcular as diferenças de cada pacote em cada atualização para cada um dos milhares de usuários.

  2. Teóricamente o rsync também pode ser usado para corrigir erros no arquivo baixado, já que ele faz uma espécie de “diff” do arquivo original para o que está no servidor! 🙂

Deixe um comentário

