Resoluções gerais Debian : enxurrada de votações

Ufa ! Faz alguns minutos que acabei de dar meu voto para todas as GR (General Resolutions) em andamente no Debian. Passei bastante tempo lendo propostas de resoluções gerais e suas emendas, lendo as discussões nas listas do projeto (geralmente na lista debian-vote), tentando entender ambos os lados e tentando formar minha opinião com base nisso tudo.

Preferencialmente, o voto deveria ser dado de maneira consciente, ou seja, você deveria entender bem os assuntos sendo discutidos, entender no que seu voto vai influenciar positiva ou negativamente (dependendo de sua escolha) e, finalmente, sem se deixar se influenciar por nenhum dos lados, votar conforme sua consciência e sua crença nos assuntos envolvidos.

Passei dias lendo todo o material e ainda não tenho certeza se votei corretamente (só o tempo irá dizer), mas tenho certeza que ao menos votei de acordo com minha interpretação da situação em cada um dos casos que irei comentar a seguir.

Temos quatro resoluções gerais para serem votadas até o final do dia de amanhã. Logicamente, o período de votação não começou hoje e, mais logicamente ainda, o período de discussão dos assuntos sendo votados já começou faz algum tempo.

Para quem gosta de detalhes, as assuntos para os quais temos que dar nossos votos até amanhã às 23:59 são :

  • DFSG #2 applies to all programmatic works
  • Nesse caso, devemos decidir se a cláusula 2 da Definição Debian de Software Livre é aplicável somente a software como a maioria das pessoas está acostumada a conhecer ou se a mesma também é aplicável a outros tipos de trabalhos que geralmente são utilizados em conjunto com software, como firmwares, por exemplo.

    Perceba que é bem difícil de realmente separar firmware de software na verdade e isso gerou muita discussão nas listas de discussão do projeto.

  • Handling source-less firmware in the Linux kernel
  • Nesse caso, devemos decidir o que fazer no caso de firmwares que não possuem código-fonte disponível. Perceba que, aparentemente, existem firmwares desse tipo sendo distribuídos no kernel Linux hoje em dia.

    Decidir distribuí-los é algo complicado porque podemos estar indo contra nossas próprias regras e contra a idéia de software com fontes disponíveis (mas firmware é software ? votação anterior) caso votemos por não requerer os fontes, mas também podemos estar prejudicando usuários que possuam hardware que precisem desse tipo firmware para ter suas máquinas funcionando caso votemos contra.

    Esses usuários ficariam sem suporte ao seu hardware e, no caso de precisarem do mesmo durante a instalação, praticamente ficariam abandonados e poderiam simplesmente deconsiderar o Debian como uma opção.

    Na minha opinião, é o voto mais difícil de todos os comentados nesse post.

  • GR: Recall the project leader
  • Este propõe um recall do líder de projeto atual, principalmente devido ao envolvimento do mesmo com o projeto Dunc-Tank e a crença de algumas pessoas de que não é possível separar os interesses do líder do projeto Debian de suas atividades no projeto Dunc-Tank, que foi proposto e não aceito como um projeto oficial, mas acabou sendo levado adiante como algo não-oficial.

    Algumas pessoas acham que o público em geral pode encarar o fato do líder de projeto Debian participar desse projeto (na verdade, ser o criador da idéia e participar ativamente na concretização da mesma) como prova de que trata-se de um projeto oficial, mesmo o projeto anunciando em seu site oficial que não trata-se do caso.

  • GR: Re-affirm support to the Debian Project Leader
  • Este é uma resposta de quem apóia e concorda com as idéias do proejto Dunc-Tank e vê as atividades do líder atual do projeto Debian como benéficas. A idéia é reafirmar o suporte ao mesmo e não distituí-lo do cargo, como é o caso da proposta anterior.

Como podem ver, são questões complicadas e não podem ser decididas de maneira simples. É certo que muitos ficarão descontentes independente do resultado dos votos em cada um dos casos acima, mas em um processo democrático é assim que a coisa funciona.

Hoje eu consegui enviar meus dois últimos votos sobre os casos acima, os dois primeiros casos explicados acima. Nos últimos dois casos listados acima eu já havia expressado minha opinião há alguns dias atrás.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s