Controle de spam em blogs : mais acessibilidade

Ok, eu sabia que mais cedo ou mais tarde eu iria acabar abandonando minha tática para barrar spam nos comentários de meu blog. Como eu havia dito no post que fiz sobre o assunto, o idéia de usar captcha não é politicamente correta pois deixa seu blog menos acessível (pense em acessibilidade).

Depois de alguns testes, também acabei percebendo que, além do problema de falta de acessibildade, o plugin de captcha que eu estava usando estava impedindo que trackbacks para meus posts funcionassem. Decidi que deveria mudar e acabei desabilitando o plugin que implementava captcha que usava até então.

Por enquanto, deixei habilitado somente o Akismet, um plugin que usa uma espécie de blacklist online para afastar spam em comentários. Sei que definitivamente não será tão eficiente quanto o plugin usado anteriormente, mas posso aceitar ter um pouco mais de trabalho administrativo para deixar meu blog mais acessível e não perder comentários potencialmente interessantes.

2 comentários sobre “Controle de spam em blogs : mais acessibilidade

Deixe um comentário

