aptitude install compiz

Não sou lá muito de gostar de firulas gráficas, mas dessa vez quis dar uma olhada e ver se o novo bling da vez realmente tinha algo de interessante.

Há poucos dias atrás, o X.org 7.1 entrou  no Debian unstable e, com ele, patches para habilitar o AIGLX. Com isso, a única peça que faltava era o compiz, que também foi empacotado e entrou na unstable.

Aliás, já está em andamento no repositório SVN da X Strike Force do Debian o empacotamento do beryl, aparentemente um fork do compiz. Ainda não pesquisei para saber porque diabos criaram um fork de algo tão novo (pelo menos para mim) como o compiz, mas vou procurar me informar.

Após apanhar um bocado e descobrir que o problema na verdade era uma cabeçada minha, já que eu havia deixado meu laptop configurado com o mínimo possível de memória compartilhada para vídeo (8MB no meu caso), consegui colocar a coisa toda para funcionar.

Tem uns efeitos legais e com certeza faria sucesso em exposições e eventos, mas em minha opinião não acrescenta nada em usabilidade nem em facilidade de uso. Vou deixar tudo habilitado por alguns dias e utilizar meu laptop normalmente como uso no dia-a-dia para ver se no mínimo é algo estável.

O bom é que isso com certeza vai acabar migrando para o testing e acabar sendo lançado junto com o Etch. Já que muita gente adora esse tipo de coisa, vai ser um chamariz e tanto para o Debian, principalmente dentre os usuários novatos 🙂

10 comentários sobre “aptitude install compiz

  1. Olá André

    Tudo bem???

    Achei estranho você falar que este pacote pode entrar na testing e depois ir para o Etch como Stable com lançamento em dezembro.

    Como assino a debian-devel-announce (pode ser que eu esteja errado ja que meu inglês não é tão bom) vi que em agosto e em setembro foi congelado a testing conforme estes links http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2006/08/msg00005.html e http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2006/09/msg00020.html

    Você poderia me dizer se estes pacotes que envolvem ambientes 3D irão mesmo entrar no Etch mesmo com anuncio do freeze nos links que te passei????

    Atenciosamente;

    Éderson A. Jesus

  2. OLá Éderson,

    Na verdade, em uma das mensagens que você mesmo comentou, mais especificamente na mensagem http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2006/09/msg00020.html e mais especificamente na seção de nome “Toolchain and base freeze” no corpo da mesma, existe uma menção ao o que realmente foi congelado.

    Repare o trecho que diz :

    ===========================================
    Now it’s time for the next stage of the freeze. As of today, base packages
    are frozen, along with the following “non-essential” toolchain packages:
    * debhelper
    * cdbs
    * bison
    * python and python2.4
    * gcj
    * autoconf* && automake*
    ===========================================

    Ou seja, o que entrou em freeze é o sistema básico e não todos os pacotes. Creio que tudo entrará em freeze mais ou menos lá pelo meio de novembro ou um pouco antes.

    Espero ter esclarecido

  3. Olá André

    Valew por ter esclarecido a minha dúvida. Infelizmente o inglês ainda não é o meu forte, mas vou continuar treinando para não cometer mais uma gafe dessas (ter a duvida e dar a resposta com o link).

    Quando congelarem a distro toda eles vão informar através de e-mail não eh???

    Atenciosamente;

    Éderson A. Jesus

  4. Olá Éderson,

    Sim, provavelmente vão informar da mesma forma que informaram os freezes parciais até então, ou seja, através de uma mensagem para a lista debian-devel-announce.

  5. O aiglx está disponivel pro unstable? é isso ou entendi errado? pq eu não estou achando aqui no meu unstable pra instalar não. Será que eu tenho e só não ativei? é isso?

  6. Olá Rafael,

    Bom, acho que não fui claro o suficiente. O AIGLX não é um pacote separado, é um patch (ou um conjunto deles) aplicado sob o X.Org. No caso do Debian, ele já está aplicado por padrão nos pacotes do X.Org 7.1, que está no unstable faz algum tempo.

    Esses dias ocorreram várias migrações de pacotes relacionados ao X.Org do unstable para o testing e, devido a isso, o suporte pode estar disponível até mesmo no testing. Porém, além do suporte no X.Org, você precisa do Compiz (ou seu fork Beryl, mas esse ainda não está empacotado no unstable), além de configurar seu xorg.conf para habilitar a coisa toda.

    Maiores informações sobre isso tudo pode ser conseguida em http://wiki.debian.org/Compiz . Espero ter ajudado.

  7. Cara então já está incluso no xorg, interessante, estranho que não ouve aviso direito no site do debian e no do proprio xorg eu não achei nada, mas o compiz já está no unstable, eu já instalei aqui no meu, inclusive depois de ler esse post fui atrais e conseguir rodar os efeitos 3d do compiz, pena que ainda tem alguma coisa quebrada, talves seja a falta de um pacote ou alguma configuração que eu não arrumei, pq eu configurei pelo que eu achei em algumas listas de discussões mas não tinha achado um howto como esse. vlw ae

  8. Olá Rafael,

    Na verdade, o site do Debian não costuma informar sobre mudanças aleatórias em um ou outro pacote específico. A Debian Weekly News (DWN) geralmente costuma cobrir as novidades que ocorrem no desenvolvimento Debian semanalmente, mas a mesma está com falta de pessoal para escrever ultimamente.

    Sobre o caso de coisas quebradas, particularmente, a única coisa específica que tenho conhecimento é o fato de não funcionar o efeito de água (water), mas isso, segundo entendi, parece ser algo entre o X.Org 7.1 e o AIGLX de uma forma geral, não específica do Debian.

    Em relação ao HOWTO do Compiz no Wiki Debian, sim, realmente ele vem bem a calhar, apesar de ter sido escrito somente depois de eu ter conseguido colocar tudo para funcionar aqui.

    De qualquer forma, a documentação no Wiki do Debian é interessante, mas o próprio pacote compiz-core trás documentação explicando passo-a-passo como configurar e habilitar tudo, em /usr/share/doc/compiz-core/README.Debian .

  9. humm interessante, ahh o efeito water funcionou comigo, fez um monte de ondinhas na tela, não sei se não carregou corretamente pq nunca vi ele rodando antes!

Deixe um comentário