Dunc-Tank released

Hoje, finalmente, o que tanto esperávamos foi anunciado : o Dunc-Tank. Na verdade, fiquei sabendo dele através do post do Anthony Wowns no Planet Debian, mas já sabia que algo do tipo seria lançado devido às discussões ocorridas na lista de discussão debian-private. Creio que agora seja seguro falar, já que a coisa foi tornada pública.

A idéia do Dunc-Tank é servir como um experimento para demonstrar o quão eficiente a arrecadação de fundos focados para auxiliar uma tarefa específica pode ser para o projeto Debian. Como primeiro experimento, a idéia é arrecadar doações para patrocinar dois release managers do Debian, o Steve Langasek e o Andi Barth.

Caso doações suficientes sejam arrecadas, eles irão trabalhar em tempo integral se dedicando somente ao gerencimento de release para que consigamos lançar o Etch, o próximo release estável do Debian, em 4 de Dezembro de 2006 confome intencionado. Sim, ainda este ano.

Inicialmente, a idéia é bancar Steve Langasek durante todo o mês de outubro e, durante todo mês de novembro, bancar Andi Barth. Somando, teremos dois meses completos de trabalho sendo pagos para que ambos possam se dedicar somente a isso e não se preocupar em passar fome devido a não ter outra fonte de renda caso fossem se dedicar a essas tarefas integrais como uma doação ao projeto.

É importantíssimo salientar que ambos já são release managers trabalhando há tempos de forma totalmente voluntária e que cumprem suas funções extremamente bem. Sendo assim, não há com o que se preocupar em relação a não terem conhecimento suficiente para cumprirem o que se espera que cumpram.

Também vejo isso como uma maneira diferente de possibilitar que pessoas interessadas possam contribuir. Mas, dessa vez, as doações não serão aplicadas em compra de servidores, banda de rede, pagamento de despesas de viagens para eventos ou nada do tipo, mas sim para que pessoas sentem e trabalhem em algo focado diretamente e não precisem se preocupar com nenhum outro trabalho adicional que possam distraí-los de seus objetivos.

Eu já havia escrito sobre o que achava do assunto antes e exposto minhas preocupações, mas foram espertos o suficiente para iniciar o projeto como algo completamente externo ao projeto Debian. Apesar das pessoas envolvidas serem desenvolvedores Debian importantes, fazer o experimento como algo completamente fora do projeto e deixando bem claro que trata-se de algo não oficial foi o melhor caminho, exatamente para não criar atritos internos no Debian.

A página de descrição desse primeiro experimento do Dunc-Tank explica melhor o que se espera do experimento, listando os critérios a serem seguigos, as ações a serem tomadas, os desafios a serem enfrentados, qual será a equipe que trabalhará no experimeto, o escopo do projeto e os resultados esperados.

De leitura bastante interessante é a seção de background, que fornece informações relevantes e indica a inspiração que levou a criação do projeto Dunc-Tank. É importante deixar claro que, como um experimento, é algo que tanto pode dar muito certo (e, caso realmente funcione, pode ser algo a ser seguido por outros projetos de software livre) quando pode dar totalmente errado.

De qualquer forma, um grupo de pessoas acha que as possibilidades de tudo dar certo são grandes o bastante a ponto de colocar a mão no bolso e doar dinheiro de verdade para ajudar o projeto Debian neste objetivo de lançamento em Dezembro de 2006.

Eu, infelizmente, não tenho como contribuir diretamente com dinheiro (gostaria de ter como fazer isso, porque eu sou mais um que acredito que a experiência se provará eficiente), mas estou fazendo minha parte postando esta entrada no meu blog e espalhando a notícia 🙂

Anúncios

2 comentários sobre “Dunc-Tank released

  1. Olá Éderson,

    Na verdade, quem indicou a notícia para o BR-Linux fui eu mesmo 🙂 A idéia era mesmo abranger o maior número de pessoas possíveis e para isso o BR-Linux é campeão aqui no Brasil.

    Considero o assunto muito importante para que passe em branco. Pensei que o BR-Linux já teria uma notícia postada sobre esse assunto, mas como não tinha, indiquei e escrevi algo no blog para ajudar as pessoas que tem dificuldades com o inglês.

    Obrigado pelo comentário 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s