Business Blogging

Em uma  campanha para fazer com que o pessoal não técnico do trabalho (o pessoal das áreas não tecnológicas, ou “as pessoas engravatadas”) entenda a importância e a utilidade de blogar, comecei a pesquisar sobre blogging corporativo.

Encontrei um arquivo sobre o tema, publicado ontem mesmo, no site Linux Journal. Vou citar um pequeno trecho do mesmo abaixo, em uma tradução livre (e possivelmente com erros, mas a intenção é boa) :

Caso você procure na fonte de toda a sabedoria – não, não quis dizer a Wikipedia, mas sim a Amazon – você encontrará títulos como The Corporate Blogging Book, Blogging for Business, Blog Marketing e outros. Independente do título, a mensagem básica é a mesma : caso você esteja em negócios, você tem que estar blogando. Porque caso você não o esteja fazendo, você não está “tendo uma conversa” com seus clientes, o que significa, por sua vez, que você não está enviando sua mensagem ou não está tendo valiosos comentários como retorno.

O artigo continua e vale a pena uma leitura, até porque nem precisa se registrar para ler (aleluia). Ele compara projetos de código aberto com negócios e cita que contribuidores de grandes projetos de software livre costumam blogar sobre o que fazem para obter feedback de seus “clientes”, ou seja, nós mesmos, os usuários 🙂

Mas esse não é o meu ponto (só uma desculpa para colocar o post no Planet Debian Brasil, já que citei projetos de código aberto – o que é uma blasfêmia, deveria software livre ! ). O que gostaria de saber é a opinião dos leitores desse blog e de qualquer pessoa que por acaso venha a ler esse post de alguma maneira sobre o assunto.

Também gostaria de indicações de livros sobre o assunto, de preferência livros que não sejam demasiadamente técnicos e que caiam na besteira de querer ensinar como configurar seu próprio blog ou planet (isso eu faço sem problemas), mas sim foque em técnicas e conselhos sobre como ter a tão falada “conversa com o cliente”.

Tem sugestões ? Então, comentários no post, por favor 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s