Projetos livres e contribuições financeiras

É, parece que estou de volta mesmo. Hoje consegui atualizar algumas traduções, responder algumas mensagens pendentes, testar mais a fundo o problema com o vim-script que estava tendo (o qual parecia ser algum erro de configuração de minha parte) e fechar o bug relacionado e conversar com algumas pessoas no IRC (#debian-br e #debian-i18n).

Nem havia notado, mas o faw respondeu no IRC e fiquei sabendo que ele está lá na conferência sobre internacionalização (i18n) do Debian em Extremadura. Espero que ele se divirta por lá e que o pessoal consiga avançar bastante nas discussões e workshops que acontecerão por lá.

O fike comentou sobre a reflexão de um dos fundadores do projeto NetBSD e a aparente dificuldade de grandes projetos de software livre sobreviverem sem o auxílio de nenhuma empresa patrona. Ele também comentou sobre a idéia do Martin sobre o NetBSD se unir ao Debian para juntos fazerem avançar o porte, agora praticamente morto, Debian kNetBSD, ao contrário do Debian/kFreeBSD, que está indo muito bem.

Eu acho que o NetBSD tem suas qualidades e características interessantes. Apesar de não conhecê-lo, creio que ele teria como sobreviver por conta própria, sem a necessidade de se tornar um porte do Debian para ganhar um pouco mais de atenção dos desenvolvedores.

Não creio que o auxílo de uma grande empresa seja crucial para que um grande projeto de software livre consiga sobreviver, pelo menos não diretamente, até porque seria difícil conter os ânimos dos envolvidos no projeto, que poderiam ter a impressão de que as empresas patrocinadoras diretas poderiam ter algum tipo de palavra final em relação aos rumos do projeto.

Creio sim que realmente deva existir uma maneira para que os patrocinadores interessados possam contribuir. Até onde eu saiba, hoje em dia, no Debian, existem formas de qualquer um (empresa ou individual) contribuir financeiramente com o projeto, mas basicamente não há como indicar que a contribuição deva ser empregada em um subprojeto ou para solucionar um problema específico.

Acho que isso sim deve mudar. Deveriam existir formas de um contribuidor externo que quisesse contribuir diretamente com dinheiro pudesse fazer uma doação e marcá-la como uma contribuição para ser usada diretamente em uma área específica ou para auxiliar na resolução de um problema específico.

Dessa forma, quem tiver interesse em ajudar a melhorar o suporte a hardware, melhorar o processo de instalação, contribuir para a equipe de segurança ou dedicar sua contribuição para melhorar o tempo de lançamento do Debian poderia simplesmente fazer a doação e o dinheiro seria separado para ser aplicado na tarefa específica.

Como esse é um assunto espinhoso, pois envolve dinheiro e interesse de pessoas externas que não estão por dentro dos detalhes e não sabem o que se passa internamente no projeto, teria que ficar claro desde o início que o destino da doação seria definida pelo doador, mas que o mesmo não poderia exigir algo em retorno de sua doação (afinal, é uma doação, não um investimento) e não esperar influenciar os rumos do projeto de nenhuma outra forma a não ser acelerando os desenvolvimentos da área específica para a qual fez a doação. É uma maneira de uma pessoa externa ao projeto poder, mesmo que indiretamente, influenciar positivamente o projeto sem fazer parte oficialmente do mesmo.

Porém, ao mesmo tempo que eu acho que o dinheiro seria uma boa injeção no projeto, acho difícil a tarefa de quem teria que decidir que uma doação teria que ser utilizada para pagar um ou outro desenvolvedor específico do projeto, visto que outros desenvolvedores poderiam ver isso como uma afirmação de que o trabalho dos mesmos não vale o bastante para ser recompensado tanto quanto o trabalho dos que foram pagos.

Isso é algo perigoso, pois tem o potencial de separar um projeto e afastar desenvolvedores voluntários, a última coisa que um projeto de software livre composto quase que 100% de desenvolvdores voluntários gostaria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s