Wireless e NAT para todos

Quase 1 da manhã. Eu deveria estar dormindo porque tenho que acordar às 5:00 para ir trabalhar, mas não resisti e tive que deixar tudo registrado : consegui fazer meu antigo cartão Wireless que já não funcionava há algum tempo voltar a funcionar novamente !

É um cartão da Lucent, com chipset Orinoco, que funcionava perfeitamente em Linux. De uns kernels para cá, meu laptop simplesmente congelava quando o cartão era inserido e eu acabei deixando ele de lado. Como senti falta dele, porque estava precisando bastante de uma conexão wireless funcional, resolvi fuçar um pouco mais e consegui resolver o problema. Santo Google 🙂

Para que eu não me esqueça : excluir as IRQs 3 e 4 em /etc/pcmcia/config.opts e fazer com que o módulo usb-ohci seja carregado antes do módulo yenta_socket. Em Debian, o último passo é feito criando um arquivo sob o diretório /etc/modutils, como “usb”, por exemplo, e colocando o seguinte conteúdo no mesmo :

pre-install usb-ohci modprobe yenta_socket

Após isso, executar o comando update-modules. Um reboot (ou, na teoria, reiniciando o serviço de nome pcmcia) e pronto. O cartão agora pode ser inserido ou removido a qualquer momento, sem nenhum travamento. E a interface de rede já é configurada automaticamente a cada vez que o cartão é inserido também. Maravilha !

Sobre o NAT do título é que, finalmente, depois de tantos anos usando ADSL, tomei coragem e resolvi configurar o próprio modem ADSL para que o mesmo faça NAT para minha rede doméstica, já que minha máquina usada como roteador/firewall morreu há algum tempo.

E não é que funcionou ? Agora posso ir ao banheiro com navegando na Internet. Perfeito 🙂

Deixe um comentário

