Site de vendas online da Dell e navegadores livres = impossível ?

Acabei de enviar a mensagem reproduzida abaixo para BR_CustomerCare@Dell.com, o endereço de contato fornecido no site da Dell :

Olá,

Estou enviando esta mensagem para informá-los que no momento tenho
interesse de adquirir um equipamento Dell, mas não estou conseguindo
adquirí-lo online, através do site da Dell, devido a aparentemente uma
incompatibilidade do site da Dell com navegadores Web que são normalmente
encontrados em sistemas operacionais livres como o Linux.

Eu escolhi o equipamento desejado (no caso, o equipamento Dell Dimension
5150n), modifiquei alguns periféricos, cliquei no botão de “Atualizar
Preço” e obtive o valor de “R$ 2.699,51 + frete”.

Concordei com o valor e, ao clicar no botão “Colocar no Carrinho”, nada
acontece. A página em questão não é recarregada, o produto não é
acrescentado ao carrinho e não consigo de forma alguma concluir a compra.

Fiz o mesmo teste com três tipos diferentes de navegadores Web : Epiphany,
Mozilla Firefox e Mozilla Navigator. Também atualizei todos os três
navegadores para as últimas versões disponíveis e o mesmo problema
persistiu.

Me certifiquei de não ter habilitado nenhum sistema anti-popup, nem ter
nenhum tipo de sistema de bloqueio habilitado em nenhum dos navegadores
testados, bem como me certifiquei de ter a última versão de todos os
plugins necessários para acesso a conteúdo interativo online, como plugins
para Java, Flash e demais tecnologias.

Tamb��m gostaria de frisar que possuo suporte a Javascript e demais
linguagens de script habilitado e funcional, visto que consigo acessar
inúmeros sites que utilizam tais tecnologias de forma correta.

Sinceramente, gostaria de concluir a compra em questão, mas gostaria de
fazê-lo utilizando a compra online, através do site da Dell no Brasil.
Porém, dados os problemas citados, infelizmente, isso parece não ser
possível.

Gostaria de checar com vocês se existe ciência por parte da Dell Brasil
que diversos clientes em potencial podem estar sendo perdidos devido ao
site de vendas online não suportar nenhum dos grandes navegadores Web
livres existentes.

É importante lembrar que sistema operacional Linux não é tão pouco usado
como geralmente se pensa, visto que o mesmo está sendo adotado pelo
governo brasileiro em diversas esferas e em diversos níveis, inclusive em
estações de trabalho para usuários finais.

Gostaria que fosse possível poder realizar a compra online, visto que
sempre utilizo e recomendo equipamentos Dell aos clientes que possuo
devido a Dell homologar seus equipamentos para Linux.

Infelizmente, mesmo homolgando seus equipamentos para Linux, a Dell parece
estar suportando somente parcialmente esta plataforma, visto que impede
que usuários de sistema operacionais livres como o LInux, que também são
clientes em potencial, efetuem compras em seu site de vendas online.

Existe alguma solução para esse problema ? Nós, usuários de sistemas
operacionais Linux, podemos ter a esperança de realizar compras online no
site de vendas da Dell Brasil sem termos que recorrer a sistemas
operacionais e navegadores proprietários e não livres ?

Atenciosamente,

Bom, vou ficar no aguardo a espera de uma resposta, apesar de não ter muitas esperanças. Me recuso a ter que utilizar um sistema operacional proprietário e um navegador proprietário para adquirir um equipamento da Dell através do site de vendas da Dell.

Eu tenho direito a instalar o Windows XP em meu laptop, visto que ganhei uma licença do mesmo quando este equipamento foi adquirido, mas não estou nem considerando a hipótese de fazer um backup de todos os meus dados, reparticionar meu disco e fazer uma instalação dual-boot entre Windows e Linux. Nem teria como fazê-lo, visto que não tenho outra máquina disponível no momento e é exatamente este o motivo da compra de outro equipamento.

E não, não vou nem pensar em soluções alternativas como o uso do VMware para ter uma instalação Windows temporária, visto que tive más experiências com o VMware, minha licença de uso temporária já expirou faz muito tempo e nem voo cogitar a hipótese de utilizar “cracks” para fazê-lo funcionar ilegalmente.

Creio que já chega, temos que protestar e não procurar soluções alternativas ou nunca seremos respeitados como consumidores e usuários de softwares livres.

Deixe um comentário

