Plugins antispam para sistemas de blogs

Existem inúmeras opções para combate a blogspam. Apesar de não ser a opção mais acessível, uma vez que impede que usuários com dificuldades visuais possam comentar, acabei instalado um plugin que implementa o esquema de Captcha, ou seja, uma imagem com letras e números aleatórios são gerados e colocados em uma imagem na página de comentários e um campo deve ser preenchido com essas mesmas letras e números aleatórios para que o comentário seja aceito.

Existem opções que acrescentam sistemas antispam ao mecanismo de comentários do WordPress, inclusive plugins que o conectam com o SpamAssassin (SA). Apesar de utilizar o SA em inúmeros sistemas de combate a spam em MTAs, meu servidor pessoal ainda é muito modesto em termos de memória disponível para poder se dar ao luxo de utilizar o SA.

Ou seja, por enquanto, mesmo sabendo que utilizar um esquema de Captcha não é a melhor opção, infelizmente é o que tenho que utilizar. Recomendações de opções mais acessíveis e não tão memory-hungry são bem-vindas.

Anúncios

Um comentário sobre “Plugins antispam para sistemas de blogs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s