ikiwiki : mais uma maravilha saída da mente de Joey Hess

Não é segredo para ninguém que sou fã de Joey Hess. Eu já inclusive disse isso a ele quando tive oportunidade (via e-mail, lógico). O cara simplesmente está envolvido em muita coisa relacionada ao projeto Debian e consegue ser extremamente produtivo.

É impressionante ver a quantidade de código decente que ele produz e como depois de tanto tempo contribuíndo ele ainda tem motivação suficiente para continuar contribuíndo como se tivesse iniciado hoje. O debhelper é algo fantástico, o debian-installer nunca seria o mesmo sem ele e muitas outras áreas do Debian se beneficiam da genialidade do joeyh.

Agora que tenho meu próprio servidor, estive procurando por alternativas para manter um site pessoal. Minhas exigências é que a ferramenta de auxílio a esta tarefa fosse simples, me permitisse atualizar o site sem que para isso eu precisasse utilizar uma interface Web (apesar de eu estar me acostumando mal com essa interface de posts do WordPress) e que, preferencialmente, me possibilitasse utilizar controle de versão para manter o conteúdo e poder recuperá-lo de qualquer versão anterior caso alguma catástrofe acontecesse.

Acabei decidindo que um Wiki seria a ferramenta ideal e, em minha procura, encontrei o ikiwiki, criado por nada mais nada menos que o Joey Hess. O ikiwki é simples e me permite manter meu site/Wiki pessoal com simplicidade, usando meu editor de textos preferido e enviar as atualizações através de um commit num repositório Subversion que configurei para armazenar o site.

Perfeito 🙂 O ikiwiki não está disponível para stable, mas está disponível para unstable e testing. Como não queria manter um sistema misto e meu servidor usa somente stable. Verifiquei as dependências do ikiwiki e notei que a única dependência não satisfeita do mesmo na stable é o pacote libcgi-formbuilder-perl, que existe na stable mas em uma versão mais antiga do que a versão mínima necessária.

Fiz um backport do pacote para uso local e reconstruí o pacote do ikiwiki para uso pessoal no servidor e ambos parecem estar funcionando bem. Agora é só começar a explorar as possibildades fornecidas pelo ikiwiki. Já estou usando um script post-commit gerado pelo ikiwiki.setup que reconstrói as páginas do site automaticamente após os commits no repositório Subversion.

Agora só falta configurar o ambiente de forma decente para que eu possa fazer commits de outros locais diferentes do console do servidor de forma segura, via svn+ssh. Esta parcialmente feito, na verdade. Só faltam alguns detalhes.

Caso alguém tenha interesse, expresse nos comentários ou me envie um e-mail que ficarei feliz em disponibilizar os backports do libcgi-formbuilder-perl e do ikiwiki. Só não os fiz ainda porque não achei que fosse algo que seria de interesse geral.

Deixe um comentário

