ikiwiki : mais uma maravilha saída da mente de Joey Hess

Não é segredo para ninguém que sou fã de Joey Hess. Eu já inclusive disse isso a ele quando tive oportunidade (via e-mail, lógico). O cara simplesmente está envolvido em muita coisa relacionada ao projeto Debian e consegue ser extremamente produtivo.

É impressionante ver a quantidade de código decente que ele produz e como depois de tanto tempo contribuíndo ele ainda tem motivação suficiente para continuar contribuíndo como se tivesse iniciado hoje. O debhelper é algo fantástico, o debian-installer nunca seria o mesmo sem ele e muitas outras áreas do Debian se beneficiam da genialidade do joeyh.

Agora que tenho meu próprio servidor, estive procurando por alternativas para manter um site pessoal. Minhas exigências é que a ferramenta de auxílio a esta tarefa fosse simples, me permitisse atualizar o site sem que para isso eu precisasse utilizar uma interface Web (apesar de eu estar me acostumando mal com essa interface de posts do WordPress) e que, preferencialmente, me possibilitasse utilizar controle de versão para manter o conteúdo e poder recuperá-lo de qualquer versão anterior caso alguma catástrofe acontecesse.

Acabei decidindo que um Wiki seria a ferramenta ideal e, em minha procura, encontrei o ikiwiki, criado por nada mais nada menos que o Joey Hess. O ikiwki é simples e me permite manter meu site/Wiki pessoal com simplicidade, usando meu editor de textos preferido e enviar as atualizações através de um commit num repositório Subversion que configurei para armazenar o site.

Perfeito 🙂 O ikiwiki não está disponível para stable, mas está disponível para unstable e testing. Como não queria manter um sistema misto e meu servidor usa somente stable. Verifiquei as dependências do ikiwiki e notei que a única dependência não satisfeita do mesmo na stable é o pacote libcgi-formbuilder-perl, que existe na stable mas em uma versão mais antiga do que a versão mínima necessária.

Fiz um backport do pacote para uso local e reconstruí o pacote do ikiwiki para uso pessoal no servidor e ambos parecem estar funcionando bem. Agora é só começar a explorar as possibildades fornecidas pelo ikiwiki. Já estou usando um script post-commit gerado pelo ikiwiki.setup que reconstrói as páginas do site automaticamente após os commits no repositório Subversion.

Agora só falta configurar o ambiente de forma decente para que eu possa fazer commits de outros locais diferentes do console do servidor de forma segura, via svn+ssh. Esta parcialmente feito, na verdade. Só faltam alguns detalhes.

Caso alguém tenha interesse, expresse nos comentários ou me envie um e-mail que ficarei feliz em disponibilizar os backports do libcgi-formbuilder-perl e do ikiwiki. Só não os fiz ainda porque não achei que fosse algo que seria de interesse geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s